As expectativas que os profissionais deste estabelecimento de ensino têm em relação à população a ser atendida é fazer com que os alunos tornem-se cidadãos críticos e reflexivos, construindo o conhecimento científico através do contato com sua realidade, direcionando para o amor ao próximo, através de ideais humanos de respeito, cooperação e solidariedade, capazes de atuar com competência e dignidade na sociedade.
Articulamos, portanto, as características da população a ser atendida com o fazer pedagógico, prevendo mecanismos de interação entre família, escola e comunidade, respeitando a diversidade étnico-cultural, assegurado o direito da criança ao desenvolvimento de sua identidade e autonomia. Dessa forma, é importante saber como a comunidade e as famílias se constituíram, suas preocupações, os recursos de que dispõem e usufruem em suas lutas cotidianas.
Para que possamos efetivar o envolvimento das famílias, respeitando as especificidades de cada uma, é fundamental buscar compreender seus anseios, necessidades, possibilidades e dificuldades. Cada uma, assim como cada criança, tem uma identidade própria, que precisa ser considerada e respeitada.
Objetivamos desenvolver atividades significativas do cotidiano à consciência científica e social, buscando como fim único o homem – consciente, politizado, crítico e que sabe ter tanto direito a conquista como compromisso com seus deveres, tornando-se agente de transformação.